Manual do Piloto

1.      Introdução



             O objetivo deste manual é apresentar a todos os pilotos membros da Formula Gamer©, as definições, regras e orientações para uma pilotagem adequada durante as corridas online promovidas pela Formula Gamer © e suas equipes oficiais nos simuladores de automóveis utilizados em torneios e eventos oficiais, bem como seus membros, em corridas formais ou não, considerando sempre o espírito de competição de maneira justa e sadia, defendido e estimulado pela Formula Gamer©, sempre com foco na diversão e na união de seus pilotos.

             As definições, regras e orientações aqui descritas estão de acordo com o estilo de pilotagem defendido pela  Formula Gamer©, Técnica, rápida, competitiva, consciente, responsável e acima de tudo leal, buscando a perfeição aliada ao respeito pelos adversários dentro e fora das pistas, em conformidade com as disposições contidas no Estatuto Esportivo da Formula Gamer©, (EST 01-000 Rev. 00).

             Este manual tem caráter predominantemente informativo e educativo, No entanto servirá como base para a organização dos eventos promovidos pela  Formula Gamer© e a atuação de seus membros (fiscais de prova, administradores de torneios, comissão técnica, entre outros).
  

2.    Regras e orientações de pilotagem durante as corridas online


                As regras e orientações disponíveis neste manual são gerais e aplicáveis à todos os simuladores utilizados pela  Formula Gamer©, corridas, eventos ou torneios. Orientações específicas para cada simulador serão fornecidas pelos membros-organizadores conforme cronograma de eventos.



            Embora haja possibilidade de ser estabelecido o grid de largada de várias formas, nossa mais frequente é aquela feita por meio do sistema de pole position, onde, as posições são determinadas a partir dos tempos de volta obtidos na sessão de classificação, (em ordem crescente do tempo de volta mais rápido para o mais lento). O piloto que conseguir marcar a melhor volta durante a sessão de treinos livres até o horário determinado para o início da corrida, largará na primeira posição. Durante os treinos livres, todos os pilotos vão para a pista com o objetivo de marcar a volta mais rápida, onde alguns cuidados são requeridos:

1)    Na saída dos boxes, o piloto deverá prestar bastante atenção aos demais adversários que porventura já estejam em pista para não atrapalhar a marcação de suas respectivas voltas rápidas e acidentes, respeitando a linha de saída do Pit Lane;
2)    Durante a volta de aquecimento de pneus, o piloto deverá facilitar a ultrapassagem para aqueles que já estejam em pista marcando suas respectivas voltas rápidas;
3)    É altamente recomendável que os pilotos guardem distância uns dos outros para evitarem acidentes durante a sessão de treinos livres;
4)    Se durante a marcação da volta o piloto que cometer um erro e sair da pista, deverá aguardar a passagem dos veículos que estejam próximos para poder retornar com segurança ao traçado;
5)    Em caso de avaria do equipamento que cause a sua lentidão, o piloto deverá, obrigatoriamente, se dirigir aos boxes pela parte de fora do traçado, para não prejudicar os demais pilotos ou causar acidentes. 




Embora alguns simuladores prevejam apenas a possibilidade de largada parada, a direção de prova poderá adotar também, a seu critério, nas corridas promovidas pela Formula Gamer©, a largada lançada. Para isso, serão repassadas orientações para as duas formas citadas.



Neste caso, o simulador compõe o grid de largada com base nos tempos de volta obtidos pelos pilotos na sessão de classificação e os distribui ao longo do grid de largada, para saída após a sinalização.
Neste momento, o piloto deverá ficar atento para não partir antes da autorização, caso contrário poderá sofrer penalização por queima de largada. 

Autorizada a largada, inicia-se a corrida e, com ela, a disputa por posições.  Da saída até os primeiros metros em direção à primeira curva do circuito é o momento mais crítico da corrida, tendo em vista que todos os carros estão concentrados no mesmo trecho do circuito. A maior taxa de incidentes ocorre justamente a esta altura da prova.

No entanto, é possível evitar a maioria dos toques e acidentes na disputa de posições logo após a largada com os seguintes cuidados e observando as seguintes regras:

1)    Evitar correr muito próximo aos veículos em volta, mantendo uma distância que permita realizar manobras de emergência, caso necessário;
2)    Respeitar o ponto de freada dos carros que vão à frente, procurando frear um pouco antes para evitar toques na traseira dos demais competidores.
3)    O(s) carro(s) que estiver(em) no traçado e na mesma linha ou à frente tem preferência sobre os demais para contornar a curva;
4)    O(s) carro(s) que estiver(em) fora do traçado e pelo menos meio carro à frente tem preferência sobre os demais para contornar a curva;
5)    Caso seja necessário dividir o traçado com outro veículo, dar espaço suficiente para que ambos possam permanecer na pista. 




Além da largada parada, a direção de prova poderá adotar, a seu critério, com o objetivo de garantir o bom andamento das baterias, a largada lançada, não prevista originalmente em alguns dos simuladores utilizados pela Formula Gamer©.

Neste caso, para a realização da largada lançada, é necessário observar as seguintes orientações:


1)    Os pilotos poderão largar somente após a autorização do fiscal de prova designado oficialmente pela  Formula Gamer para a bateria, mesmo depois de autorizada a largada pelo simulador;
2)    Autorizada a largada, todos deverão sair em baixa velocidade (determinada pelo fiscal de prova) e formar um pelotão em fila indiana respeitando as posições originais do grid de largada;
3)    O pelotão deverá permanecer formado até o contorno da primeira curva após a reta de largada, aguardando a ordem do fiscal de pista para o início oficial da prova e, com isso, a disputa por posições na corrida.
4)    Até o início oficial da prova pelo fiscal as ultrapassagens estão terminantemente proibidas. 


Iniciada a prova após a largada oficial, os pilotos passam a competir entre si por posições na corrida, em busca da tão desejada vitória. Esse é o principal objetivo de qualquer indivíduo que participa de atividades desportivas de caráter competitivo.
No entanto, essa competição deve ser realizada a partir de certos limites e regras de conduta para que haja respeito à integridade de seus participantes e garanta a diversão e a união de todos aqueles que compartilham a filosofia praticada pela Formula Gamer.
Nesse sentido, os pilotos deverão observar as seguintes regras e orientações com o objetivo de se preservar o bom andamento da prova:


1)    O piloto que participar de baterias online promovidas pela Formula Gamer deve dominar conhecimentos e técnicas básicas de pilotagem virtual de veículos automotores de alto desempenho, para poder tomar as decisões mais adequadas durante a corrida e colocá-las em prática da forma mais precisa possível do ponto de vista técnico;
2)    Todos os circuitos têm uma linha imaginária, geralmente chamada de “linha de traçado ideal”. É o local do circuito que permite com que o piloto extraia o melhor do equipamento e da pista, proporcionando a condução mais rápida e eficaz. Pode ser identificado, principalmente, por ser o ponto mais emborrachado (asfalto mais escuro) e que permite, portanto, maior aderência do carro. Em condições normais (nas quais se excluem as ultrapassagens, p. ex.) é altamente recomendável que o piloto trafegue pela linha de traçado ideal.
3)    É proibido explorar, de forma proposital, qualquer falha ou vulnerabilidade contida no simulador, exceto sob expressa autorização da organização do evento. Está incluído, aqui, cortar caminho em trechos específicos do circuito;
4)    Observar as regras de sinalização contidas no circuito e as orientações e determinações repassadas pelo fiscal de prova nomeado para cada evento;
5)    É expressamente proibido colidir de forma proposital no veículo do adversário, ou jogá-lo para fora do traçado;
6)    Evitar correr muito próximo aos veículos em volta, mantendo uma distância que permita realizar manobras de emergência, caso necessário;
7)    Respeitar o ponto de freada dos carros que vão à frente, procurando frear um pouco antes para evitar toques e colisões na traseira dos demais competidores;
8)    Caso seja necessário dividir o traçado com outro veículo, dar espaço suficiente para que ambos possam permanecer na pista;
9)    Em condições de desvantagem na pista (ex. for retardatário ou estiver com o veículo danificado) facilitar a ultrapassagem para os demais, utilizando para isso, sempre que possível, a parte de fora do traçado da pista;
10)    É altamente recomendável a utilização do espelho virtual, da vista traseira e das vistas laterais para uma melhor visualização sobre o que ocorre atrás e dos lados do veículo na pista, principalmente aos pilotos que jogam com a câmera do para-choque e do cockpit.



1.  Antes de fazer uma ultrapassagem, recomendamos estudar os pontos seguros para tal. Cada circuito tem seus locais de ultrapassagem específicos. É essencial fazer uma análise de qual trecho é possível obter um desempenho melhor que o adversário, para somente então iniciar o procedimento de ultrapassagem.

2. Na defesa de posição na pista, o piloto poderá alterar sua trajetória apenas uma vez até a próxima curva do circuito, sendo vedada a realização da manobra conhecida como “zigue-zague” (entrada e saída do traçado mais de uma vez). Esta conduta viabiliza que o piloto possa defender a sua posição sem causar perigo ao adversário que está para ultrapassá-lo e a si próprio;

3. Se dois pilotos contornarem uma curva lado a lado, é proibido, sob qualquer hipótese, deixar o carro espalhar para que o piloto que está do lado externo da curva fique sem pista. Esta conduta é altamente antiética. É importante saber perder a posição, caso não se consiga mantê-la no momento, e focar a concentração para ter a chance de retomá-la mais à frente.

4. Alguns pilotos têm o costume de achar que o carro que está tomando uma volta deve se atirar para qualquer lado, deixando-o passar em qualquer local. Esta não é a conduta correta a ser seguida. O piloto mais rápido deve esperar o momento em que a pista possibilita um espaço para que o carro à frente facilite a passagem sem que ambos se prejudiquem.

5. Além disso, há situações em que nos deparamos com vários carros retardatários brigando por posição. Nesse caso é necessário esperar e encontrar espaço suficiente para passar com segurança. O carro retardatário não é obrigado a facilitar a ultrapassagem nesse tipo de situação. Porém, este não poderá defender sua posição, como mudar o traçado correto contra o piloto que está para lhe colocar uma volta.

6. É muito importante frisar que o carro retardatário não deve sair da pista, ou parar para que o piloto que vem para colocar uma volta ultrapasse. Entretanto, o carro retardatário não pode, sob qualquer hipótese, defender a posição. Sempre que possível o retardatário deve facilitar a passagem, como descrito acima, lembrando que o piloto que irá fazer a ultrapassagem é que tem que escolher o melhor ponto para isso. 



1. Caso o piloto toque o adversário de modo não proposital e este saia do traçado por causa disso, é aconselhável que o piloto que causou o acidente não ultrapasse o competidor, e caso já o tenha ultrapassado nessas circunstâncias, deverá devolver a posição até o trecho seguinte, no máximo.

2. Da mesma forma, caso o piloto corte caminho em algum trecho proibido do circuito de forma não proposital (p. ex. chicanes) em condições normais de corrida que lhe confira ganho de posições sobre os demais, deverá devolver todas as posições obtidas dessa forma até o trecho seguinte, no máximo.

3. Em caso de acidente ou outro evento que leve o veículo a sair da pista, o piloto deverá ter cuidado redobrado ao voltar para o traçado. É obrigatório verificar se não existem outros carros passando no local (geralmente em alta velocidade, o que reduz o tempo de reação para manobras evasivas). Se houver, o piloto deverá aguardar que todos passem antes de retornar à pista, na área fora do traçado até que se ganhe velocidade suficiente para, aí sim, retornar com segurança ao traçado normal do circuito.

 1. Este documento poderá ser alterado a qualquer momento, para incorporação de novas regras ou orientações e, ainda, para fins de aperfeiçoamento e revisão redacional.

2. Quando houver alteração do documento, a administração deverá divulgar a alteração realizada por meio de atualização da sua versão e data.
3. Os casos omissos e dúvidas originados da aplicação das regras e orientações aqui contidas deverão ser tratados e dirimidos pela administração do site



Respeito mútuo acima de tudo, dentro e fora das pistas! 






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