Estatuto F-GAMER

1.    Introdução 

Os limites, o respeito e a competitividade exercidos por uma categoria esportiva como o Automobilismo Virtual (AV) devem ser norteados por regras pré-estabelecidas, divulgadas e conhecidas por todos os envolvidos, garantindo a integridade, seja ela física ou moral de seus atletas.
Tendo em vista os inúmeros simuladores disponíveis, e o empenho, dedicação e o avançado nível técnico dos pilotos virtuais que se dedicam a este e-sport, hoje o mercado de automobilismo virtual começa a ser respeitado por muitos como uma autêntica categoria esportiva.
A Formula Gamer organiza eventos e competições nos formatos gratuitos e ou/pagos, em um ambiente virtual, reunindo membros de diversas regiões brasileiras ou estrangeiras em equipes filiadas com premiações ou em caráter descompromissado mas sempre preservando o espírito de união, respeito e diversão entre seus atletas (Pilotos Virtuais).
Dentro desses parâmetros é primordial estabelecer regras de conduta com o objetivo de manter dentro e fora das pistas um ambiente onde prevaleçam os pilares da Lealdade, Respeito e Justiça, pois assim garantimos para os organizadores, patrocinadores e pilotos o bom andamento e desenvolvimento dos eventos e campeonatos de corridas online organizados pela Formula Gamer.
  A Formula Gamer reuniu neste estatuto regras de conduta a serem seguidas por seus integrantes, parceiros, equipes e pilotos.
Este estatuto foi aprovado pelos diretores de prova, conselheiros e fundadores da Formula Gamer, complementadas por outros documentos a serem publicados no site.

2.    Princípios e definições.


 2.1. A Formula Gamer foi criada com o intuito de organizar e promover competições de Automobilismo Virtual entre suas equipes oficiais e seus respectivos pilotos, tendo como foco a e-sportividade e o conceito de diversão, união e respeito entre seus membros, equipes e pilotos.
2.2. Para que isso aconteça, a Virtual Formula Gamer pratica um estilo próprio de pilotagem, altamente técnica, veloz, competitivo e acima de tudo baseada na transparência e consciência de forma responsável, limpa e leal, buscando sempre o aperfeiçoamento atrelado ao respeito pelo adversário dentro e fora das pistas.
2.3. A Formula Gamer tem por princípio a participação ampla de pilotos amadores e profissionais nos eventos e campeonatos que organiza.
    A princípio buscamos não cobrar, nenhum tipo de taxa de participação de nossos pilotos, a menos em casos que se façam necessários.
    Os valores originados de patrocínios, parcerias, doações e venda de produtos e serviços da Formula Gamer são voltados para o Automobilismo Virtual.
    A princípio deverão garantir a sustentabilidade da gestão financeira, designada para manutenção e melhoria da organização.
2.4. A Formula Gamer também pratica o estímulo a participação de todos os seus membros na tratativa de assuntos e temas que envolvam diretamente seus interesses, sendo por meio dos canais de comunicação disponíveis, sejam através do site, bem como nas redes sociais e e-mails.

 

3.    Direitos do Piloto


  3.1. O piloto devidamente cadastrado em uma das equipes oficiais da Formula Gamer tem os seguintes direitos e prerrogativas:
3.1.1. A participação em todos os eventos online da Formula Gamer, sem nenhum tipo de restrição ou discriminação, tendo apenas o compromisso de seguir todas as normas contidas neste estatuto e nos demais manuais e regras definidas em nosso Site.
3.1.2. Se pronunciar através dos canais de comunicação oficiais da Formula Gamer, com poder de argumentação igual aos demais membros da comunidade.
3.1.3. Ser respeitado nos canais de interatividade promovidos e administrados pela Formula Gamer, independentemente de idade, crença, gênero, ideologia, cor ou qualquer outra característica que possam ser de caráter discriminatório ou  condutas preconceituosas ou que possam ferir a moral.
3.1.4. Direito a defesa em caso de qualquer penalidade imposta durante a realização dos eventos, podendo recorrer ao gestor de sua equipe e em última instância, a comissão técnica, que fará o julgamento definitivo da questão, caso entenda que é pertinente.
3.2. O não cumprimento deste estatuto pode e deve a qualquer momento ser denunciado à comissão técnica, seja para sua própria defesa ou contra o descumprimento de qualquer um de seus direitos.

4.    Regras de conduta e deveres do piloto.


4.1. Devem-se respeitar seus adversários, de forma geral, fora e dentro das pistas, tendo como princípio a conduta ética do piloto.
4.2. Os membros da Formula Gamer deverão observar fielmente as disposições contidas neste estatuto e nas regras específicas definidas no site para os eventos realizados.
4.3. As regras/e ou normas contidas neste estatuto devem ser entendidas e seguidas pelos pilotos e não aceitamos o argumento do “não conhecimento prévio” por parte dos pilotos na argumentação de qualquer punição aplicada a partir desses instrumentos.
4.4. Devem se atentar as regras pré-estabelecidas a serem utilizadas nos canais sociais e/ou plataformas de jogos ou ambientes online respeitando os demais usuários a fim de evitar constrangimentos ou discórdia.
4.5. O piloto é responsável pela sua estrutura individual e terá que dispor, obrigatoriamente, de todo o equipamento individual exigido para a realização dos eventos e campeonatos ao qual participar, não podendo solicitar nenhuma alteração sobre os resultados em virtude de problemas ocorridos por conta da sua estrutura própria.
    Ex: Conexão de internet/velocidade, atualizações e suportes, consoles e jogo que são responsabilidade do piloto.
4.6. Durante a participação em corridas promovidas pela Formula Gamer e seus membros, o piloto deverá observar todas as normas de condução contidas aqui, de forma geral, e de forma específica no Manual de Condução do Piloto (MAN 01-000) da Formula Gamer disponível no site, sob pena de sofrer sanções em casos de descumprimento das regras ali determinadas.
4.7. As Regras básicas e gerais de condução dos membros da Formula Gamer são as seguintes:
4.7.1. É imprescindível que o piloto tenha conhecimentos/ e ou noções básicas de técnicas voltadas ao Automobilismo Virtual como desempenho/performance de carros para que possa executar o setup de seu carro;
4.7.2. É terminantemente proibido a utilização de vulnerabilidades do sistema sem prévia comunicação e autorização da comissão organizadora do evento a fim de manter a igualdade competitiva, sob pena de desclassificação do piloto e da equipe a qual ele representa;
4.7.3. O piloto deverá obedecer rigorosamente as regras de sinalização, bem como as orientações e determinações repassadas pelo diretor de prova e/ou fiscais nomeados para cada evento referente ao circuito pré-determinado;
4.7.4. Quanto a ultrapassagem o piloto deverá analisar a preferência de traçado em cada trecho do circuito;
4.7.5. É terminantemente proibida à colisão de forma proposital nos veículos dos adversários, ou jogá-los para fora do traçado, sob a pena de perda de pontuação;
4.7.6. Em casos onde o piloto esteja em condições de desvantagem seja como retardatário ou problemas com o carro na pista deve-se procurar facilitar a ultrapassagem para os demais pilotos e prosseguimento a corrida;
4.7.7. O piloto não poderá realizar a manobra mais popularmente conhecida como zigue-zague para defender sua posição na pista, e poderá alterar sua trajetória apenas uma vez até a próxima curva do circuito;
4.7.8. Não é permitido ao piloto pronunciar palavras de baixo calão ou qualquer comunicação sobre a Formula Gamer e suas equipes oficiais e pilotos  nas provas oficiais e demais eventos promovidos/organizados pela Formula Gamer;
4.8. Com o objetivo de facilitar a identificação dos membros do site nos ambientes online das plataformas de jogos eletrônicos utilizados, é recomendável que o piloto tenha cadastrada uma conta brasileira, identificada com a “ID” da Equipe correspondente homologada na  Formula Gamer, seguida do “nickname” de sua preferência (ex. “ID da Equipe”_”Nome do Usuário”).
 
5.    Penalidades

5.1. Em caso de descumprimento a este estatuto da Formula Gamer e às demais regras/regulamentos e manuais contidos no site poderão ser aplicadas as seguintes penalidades, em ordem de gravidade:

5.1.1. A advertência:
           Aplicada inicialmente para as faltas consideradas leves/pequenas e/ou cuja ocorrência tenha sido a primeira.
5.1.2. A passagem obrigatória pelos boxes (drive-thru):
            Fica impossibilitado perante a aplicação desta penalidade para as faltas consideradas leves, médias ou graves, o aproveitamento deste recurso para benefício próprio na realização da troca de pneus, reabastecimento combustível e conserto de danos.
5.1.3. O acréscimo de tempo ao tempo total de prova do piloto: 
          Em casos de faltas de natureza leve, média ou grave.
5.1.4. A perda de pontos conquistados em uma das etapas ou no evento:
           De forma geral, para as faltas que sejam de natureza leve, média ou grave.
5.1.5. A Desclassificação:
            Em casos de falta grave ou de reincidência de acréscimo de tempo, perda de pontos, passagem obrigatória pelos boxes ou advertência de uma das etapas ou de todo o evento, fica a critério da organização/comissão técnica da Formula Gamer a desclassificação ou não no decorrer do próprio evento.
5.1.6. A Suspensão:
          Em casos onde ocorra a reincidência de faltas de natureza grave fica vetada pela organização/comissão técnica a participação por período pré-determinado nas próximas etapas ou nos próximos eventos a serem realizados pela Formula Gamer.
5.1.7. O descredenciamento do piloto:  
           O piloto infrator será descredenciado a critério exclusivo da comissão técnica da Formula Gamer, nos casos de reincidência das penalizações de suspensão e em caso de grave perturbação dos seguintes ambientes de convivência.
            Ex. (site, fórum, PSN e outros canais utilizados pela Formula Gamer ou Equipes Oficiais) provocada pelo membro em questão.
5.2. O enquadramento das penalidades na escala proposta no item 5.1 será definido em cada evento e/ou campeonato promovido pela Formula Gamer, a critério dos organizadores, observada a coerência de graduação apresentada neste estatuto.
5.3. A Formula Gamer elaborará e manterá atualizada no site lista de nomes contendo o “nickname” dos pilotos que foram descredenciados da comunidade, com o objetivo de informar os demais membros.
5.4. Caso o piloto banido tente voltar à comunidade com outro “nickname” ou identificação e essa ação seja levada ao conhecimento da comissão técnica da Formula Gamer, o ex-membro em questão poderá ser descredenciado sumariamente da comunidade, sem prejuízo de outras medidas aplicáveis à situação.

6.    Comissão Técnica da Liga Formula Gamer

6.1. Está constituída formalmente, a partir da data de publicação deste estatuto a Comissão técnica da Formula Gamer, formado pelos membros da administração, da comunidade e chefes de equipes oficiais da Formula Gamer, ou ainda, por conselheiros, escolhidos entre aqueles que apresentam conduta exemplar tanto dentro quanto fora das pistas, com as seguintes responsabilidades:
6.1.1. Aprovar e revisar cada item do estatuto da Formula Gamer e manter publicado na sua versão atual no site para o conhecimento de todos os interessados, além de revisar o documento sempre que for necessário;
6.1.2. Tornar público o conhecimento do estatuto da Formula Gamer e as regras dos princípios e normas aqui contidas a todos os membros;
6.1.3. Avaliar as questões disciplinares que forem levadas ao conhecimento do Conselho Consultivo e Técnico da Formula Gamer e aplicar as penalizações previstas, quando se fizer necessário;
6.1.4. Divulgar, definir e aprovar critérios referentes à organização dos eventos promovidos pela Formula Gamer, atrelada a consulta aos demais membros por meio dos canais de comunicação destinados a essa finalidade;
6.1.5. Garantir o cumprimento do estatuto da Formula Gamer e demais questões pertinentes advindas da aplicação deste documento sempre que for solicitado/comunicado pelos integrantes;
6.2. Referente às alterações dos membros que compõem a comissão técnica e o conselho consultivo poderão ocorrer a qualquer tempo, devendo ser informada sua composição atualizada a todos os membros da Formula Gamer.

7.    Disposições finais

7.1. Este estatuto da Formula Gamer poderá ser alterado a qualquer momento, para inclusão/adesão de novas regras ou orientações e, ainda, para fins de aperfeiçoamento e revisão.
7.1.1. Em caso de mudança/revisão deste estatuto, a administração da Formula Gamer deverá divulgar qual a alteração realizada e em que item se deu e automaticamente atualizar no próprio documento sua revisão e data.
7.2. Quanto aos casos de dúvidas e o não cumprimento do estatuto, originados da aplicação das regras e orientações aqui contidas, deverão ser tratados e dirimidos pela diretoria da  Formula Gamer.


Garantia de seriedade, integridade e princípios!

Formula Gamer

Venha viver esta emoção!

  


A Formula Gamer©. detém todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo desde que citada
a fonte original e após autorizada pela administração da Formula Gamer.
Saiba que plagio (copiar) é crime previsto no artigo Artigo 184 do Código Penal Brasileiro Lei 9610/98.





0 comentários :